TORCUATO MARIANO
Torcuato Mariano é guitarrista, compositor e produtor de sucessos da música brasileira.
Nascido na Argentina e radicado no Brasil, desde 1977, Torcuato completou 40 anos de carreira , em 2021, sempre ao lado dos maiores artistas brasileiros.
Torcuato acompanhou artistas de todos os gêneros e estilos musicais do país, dentre os quais podemos citar: Djavan, Jonhy Alf, Cazuza, Lobão, Gal Costa , Flavio Venturini, Leo Gandelman e muitos outros.
Como produtor, Torcuato assina inúmeros álbuns de sucesso da música popular brasileira como os dos artistas:
Hamilton de Holanda (“Música das Nuvens e do Chão”); Paulinho da Viola (“Beba da Chama ao Vivo” - com o qual recebeu o prêmio Sharp de melhor produtor de samba); Eumir Deodato (“Ao Vivo no Rio”); Flavio Venturini (“Noites com Sol”); Fabio Junior (“Só Você” - que alcançou 1 milhão de cópias no mercado brasileiro).
Como compositor, recebeu prêmio Sharp de Música na categoria “Melhor Compositor de Música Popular”, com a canção “Me chama que eu Vou” interpretada por Sidney Magal.
Como músico de estúdio, participou de álbuns emblemáticos do Pop Nacional e da MPB, como os Lps e Cds:
Marina Lima - “Virgem”; Djavan - “Coisas de Acender”, “Rua dos Amores”, “Ária” e “Vesúvio”; Lobão - “O Rock Errou”;
Cazuza - “Ao vivo Teatro Ipanema”; Flávio Venturini - “Noites Com Sol”.
Em 1994, Torcuato lançou seu primeiro de 6 álbuns solos pela gravadora Windham hill, com o qual ficou entre os 10 artistas mais tocados no estilo “New adult contemporary”, de acordo com a publicação da revista Billboard.
Os cds "Estação Paraíso" ("Paradise Station") e "Atelier" ("Last Look") lançados no Japão recebem destaque no catálogo japonês "Jazz Life Year Book".
De 1994 a 1996 trabalhou como gerente artístico na BMG e, de 1996 a 2002, trabalhou como Diretor de artístico da EMI, na administração de um cast que incluia Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Exaltasamba e muitos outros sucessos.
Em 2004 lançou o álbum “Diario” e, nos anos seguintes, lançou os álbuns “Liftme up” (2006) e “So far from home” (2009). Trabalhou como Filmscore nos filmes “Se eu fosse voce II” dirigido por Daniel Filho, e no Filme Infantil do renomado Renato Aragão, “O Guerreiro Didi e a Ninja Lili”, do diretor Marcus Figueiredo.
Em 2010 gravou e participou da turnê do álbum Ária, do Djavan. Em 2012, gravou e participou da turnê do álbum “Rua dos Amores”, também do Djavan; também começou a produzir os programas “The Voice Brasil”, “The Voice Mais” e o “The Voice Kids”, sendo premiado com este último com o Emmy Awards Nominne, em 2018.
Em 2015, Torcuato assinou a produção musical do Especial de fim de ano do Roberto Carlos, junto com a Banda Jota Quest. Em 2018 tambem participou do Album “Sincera” da artista Claudia Brant que ganhou o Grammy internacional de “Melhor Àlbum Pop Latino”.
Nesse mesmo ano, também gravou o album “Vesúvio”, do Djavan. Em 2019 lançou seu sexto album, "Escola Brasileira", com participações especiais de artistas como Djavan, Cesar Camargo Mariano, Hamilton de Holanda entre outros.
Em 2020 além dos programas The Voice, The Voice Kids e The Voice Mais, Torcuato também assinou os arranjos e participou como músico dos albuns de Erika Ender, Noel Schajris, Zoe Scoot e do cantor Daniel.
Mais informações para shows, entrevistas, gravações ou projetos, entre em contato.